Consultar CNH-E

consultar cnh-e

CNH-e

 

A CNH-e é um aplicativo mobile, que trouxe muito mais comodidade, tranquilidade e segurança a todos os motoristas e já está disponível para download em todas as lojas virtuais de aplicativos.

Entenda mais sobre essa novidade.

 

O que é CNH Digital?

 

A CNH-e ou também conhecida como CNH digital, tem o mesmo valor legal da versão impressa e pode ser acessada a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Sistema Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Esse aplicativo foi desenvolvido para o DENATRAN (onde são armazenados os dados da CNH).

A solução já está disponível em todas as lojas da App Store e também da Play Store e armazena as mesmas informações da carteira impressa, tendo ainda foto e até mesmo QR Code (o que garante maior valor de autenticidade ao documento).

Outra vantagem que a versão digital traz, é que vai beneficiar os condutores, evitando que esqueçam a documentação obrigatória em casa, e passe a ter o acesso todo o tempo, através do celular.

 

Como tirar a CNH-e

 

O pré-requisito para ter acesso a CNH Digital é já ter a nova carteira de habilitação com o QR Code, que já está em vigor.

Para esses usuários, basta fazer o download do aplicativo, disponível nas lojas virtuais Apple Store ou Google Play.

Logo após isso, basta confirmar em um ponto do DETRAN, ou pela própria internet (no Portal de Serviços do DENATRAN), sendo necessário ter um certificado digital.

Usuários que estejam criando o cadastro deverão criar uma senha com quatro dígitos, chamada de PIN, ao realizar o login em seu celular.

Quem já possuir o cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) não precisará fazer cadastro. Apenas deverá pedir a CNH pelo portal do DENATRAN (usando a senha previamente cadastrada).

Para entender melhor, funciona da seguinte forma:

1 – Condutor que tem o QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) deve ir direto ao site do Denatran e fazer o procedimento de cadastro.

2 – Condutor com QR Code, deve se dirigir ao DETRAN, cadastrar o e-mail e telefone. Depois fazer o procedimento de cadastro no site do DENATRAN.

3 – Condutor que não tem CNH com QR Code – vai abrir um processo normal (renovação, segunda via, alteração de dados etc), onde serão cadastrados na solicitação o e-mail e o telefone. Depois fazer o procedimento de cadastro no site do DENATRAN.

 

Quais são as vantagens?

Talvez a grande vantagem da CNH-e, seja a segurança (aliada à praticidade), já que o documento eletrônico, tem armazenado os dados do QR Code. Dessa maneira os agentes da lei (policiais militares ou agentes de fiscalização), poderão fazer a leitura desses dados com um celular ou por um tablet.

 

O que é Certificado Digital?

 

Podemos entender Certificado Digital, como uma assinatura com validade legal, que garante total proteção para todas às transações eletrônicas, assim como para outros serviços que envolvam a internet.

O próprio Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) oferece esse certificado digital.

Importante ressaltar que o certificado digital não é obrigatório. Sua função é facilitar a obtenção da CNH-e, caso o motorista opte por realizar o procedimento eletronicamente, sem a necessidade de ir até a uma unidade do DETRAN.

 

A CNH-e realmente é segura?

 

Com certeza! Existe uma série de padrões técnicos e um sistema criptografado (de alta segurança) para proteger e garantir a segurança e a validade do documento.

Sua autenticidade (da CNH Digital) é garantida pela assinatura digital do emissor (DETRAN) ou com a leitura do QR Code.

Caso o telefone que tenha a CNH-e gravada seja perdido ou furtado, o usuário deve bloquear o documento.

           

Neste artigo, entendemos sobre a nova CNH, a CNH-e (digital), continue seguindo nossos artigos e fique informado.