Consultar IPVA

consultar ipva

IPVA

 

Aprenda nesse artigo sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e suas principais características.

 




O que é IPVA?

 

O IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e é cobrado pelos estados do país, de todos os veículos automotores, como motos e carros.

Cobrado dos motoristas no início do ano o pagamento inclui o seguro DPVAT. 

O cálculo do IPVA é feito de acordo com o valor venal do veículo e suas taxas cobradas por cada estado.

Exatamente por isso, todos os valores e os descontos não são todos iguais.

Um fator muito importante a ser considerado é que o imposto pode ser pago de uma única vez ou até mesmo parcelado em até quatro parcelas, sendo que cada estado tem uma regra de pagamento diferente.

Quando for comprar um carro, busque sempre perguntar o valor do IPVA (normalmente 4% do valor do veículo), pois essa obrigação é algo que o proprietário deve pagar.

Outra coisa a ser analisada, ao comprar um carro usado, é ter certeza que não existe IPVA em atraso, pois caso não confira, você será o responsável

Como regra geral, o IPVA é cobrado no início de cada ano, por isso caso compre um carro no fim do ano, ou logo no início do ano, será preciso pagar o IPVA logo em seguida. Sendo assim, já considere esse gasto no seu orçamento.

Se você estiver com pouco dinheiro para quitar o IPVA, considere pagar o imposto de maneira parcelada. Caso tenha o dinheiro cogite pagar à vista, pois existe desconto ao quitar o valor integral.

 




Como consultar o IPVA

 

A Secretaria da Fazenda de cada estado divulga todos os anos, normalmente até o mês de outubro, tabelas com valores venais de cada veículo até o mês de setembro de acordo com a localidade.

Esta tabela vai expressar o preço médio de venda de cada veículo, que é praticado no mercado.

O IPVA é calculado justamente em cima do valor venal de cada veículo, porém cada estado tem a liberdade de definir qual será o percentual cobrado.

Como exemplo, vamos definir que você tenha um carro, cujo valor venal seja de R$ 20.000,00. Em São Paulo, em 2019, é de 4% o imposto sobre os veículos movidos a gasolina. Sendo assim, calculando esse percentual sobre o valor de venda do veículo, temos o valor de IPVA de R$ 800,00.

 




Para onde vai o valor arrecadado com este imposto?

 

Um estudo aponta que somente 13% das estradas do Brasil são efetivamente pavimentadas. E esse fato pode ser comprovado pelos motoristas que trafegam pelas estradas do Brasil. Muitos motoristas reclamam (e com razão), de pagar um valor de IPVA tão caro e ter um retorno em estradas tão ruim.

Porém o valor arrecadado não é utilizado totalmente para a conservação de ruas, sinalizações e estradas. O valor do IPVA é divido entre o estado e o município em que o veículo foi licenciado.

Sendo assim, o IPVA não tem uma destinação específica, dando ao prefeito e ao governador a prerrogativa de decidirem onde utilizar o valor.

Normalmente os valores são usados de maneira geral, e não apenas em conservação das ruas.

 

Como realizar o pagamento?

 

Cada estado possui uma regra diferente para o pagamento do IPVA. Porém, os estados costumam ter a seguinte regra:

  • À vista com desconto no mês de vencimento da primeira parcela.
  • À vista sem desconto no mês seguinte ao vencimento da primeira parcela;
  • Parcelado entre três meses determinados de acordo com o dígito final de sua placa.

Esperamos que tenha aprendido sobre o IPVA e suas principais características. Acompanhe nossos artigos e fique bem informado.