Consultar Multas

consultar multas

Consultar multas

 

Você provavelmente já se perguntou se em algum momento levou uma multa de trânsito, seja por estar em alta velocidade ao passar pelo radar, ou por desencargo de consciência.

Também existem os casos de pessoas que emprestam seus veículos para alguém, e acabam recebendo uma multa por uma infração que não cometeram. Esses tipos de situações são complicas, pois nenhum motorista quer pagar multas, ainda mais geradas por terceiros.

Vamos entender um pouco sobre as multas.




O que são multas?

 

De maneira geral, podemos definir multas como uma penalidade de natureza pecuniária (dinheiro), imposta aos proprietários e condutores de veículos por não respeitarem as regras estabelecidas nas normas de trânsito.

 

Como consultar multas

 

É possível consultar multas de trânsito diretamente do site do DETRAN de cada estado do país. Será necessária ter acesso a placa do carro, assim como outras informações adicionais, como RENAVAM do veículo e / ou chassi.

O procedimento para poder consultar as multas de trânsito é extremamente simples, rápido e fácil. Essa consulta é gratuita e você pode consultar em cada site de DETRAN dos estados.

Também é possível consultar as multas, indo à unidade de atendimento do DETRAN do seu estado, mais próxima de você.

Para conseguir emitir o extrato de multas, você só irá precisar do Certificado de Registro de Veículo (CRV), porém aconselhamos a verificar os documentos necessários no site do DETRAN do seu respectivo estado.




Como recorrer de uma multa de trânsito?

 

Você deve e pode solicitar um recurso de multa sempre que tiver alguma dúvida se ela foi aplicada de forma injusta.

Após ser multado (autuado), você vai receber em até 60 dias, diretamente na sua residência uma notificação formal da infração.

Esse é o documento necessário para a defesa contra a multa, então procure manter seu endereço o mais atualizado possível com os órgãos de trânsito. 

Caso você não receba a notificação por motivo de endereço incorreto, sua defesa tem chances de ser invalidada e com isso você pode ter que pagar outra multa, já que a atualização do endereço é obrigatória.

Logo após receber o documento de notificação, você deve procurar o órgão que foi responsável pela multa. Então retirar um formulário de recurso.

O órgão pode ser tanto o DETRAN quanto uma agência do município responsável pelo trânsito.

Preencha o formulário do recurso da multa e explique o motivo referente à injustiça da aplicação dela. O prazo para poder recorrer da multa é de 30 dias.

Após isso, basta levar ao órgão responsável pela multa de trânsito duas vias do seu recurso e mais os seguintes documentos.

  • Cópia da sua carteira de identidade;
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Cópia da sua carteira de habilitação;
  • Cópia dos documentos do seu carro;
  • Cópia da notificação da multa recebida.




E se a multa for aplicada em um carro de pessoa jurídica?

Caso esta multa tenha sido aplicada em um carro de uma pessoa jurídica (empresa, por exemplo), a situação tem algumas características diferentes.

Como não existe uma CNH vinculada ao veículo para a aplicação da multa, é necessário verificar no DETRAN no seu estado a maneira de se fazer o recurso nesse caso específico.

 

Como transferir pontos de multas de trânsito?

 

Mesmo que não seja o proprietário do veículo que esteja conduzindo, a multa sempre contará pontos para ele. Então, nesse caso, ao receber a notificação, preencha o formulário respectivo e insira os dados do condutor no momento da multa.

Você também pode fazer indicar o motorista infrator, pela internet do DETRAN do seu Estado. E lembre-se: a assinatura do condutor e do proprietário é necessária.

Esperamos que tenha entendido sobre o que é multa, como consultar e como recorrer.