Consultar Renavam

consultar renavam

RENAVAM

 

Neste artigo, vamos abordar sobre o que é o RENAVAM, qual a sua importância, como encontrá-lo e também como fazer a devida consulta.

Veja:

 

O que é RENAVAM?

 

O RENAVAM é um dos registros que o seu veículo possui, e seu significado é Registro Nacional de Veículos Automotores.

Neste registro, existe uma composição feita pelo DETRAN, de todos os cadastros referentes ao automóvel. Contudo, existe uma diferença entre RENAVAM e código RENAVAM.

O RENAVAM é o registro do automóvel propriamente dito, enquanto que o código RENAVAM são os números que compõe o registro do veículo.

Podemos fazer uma analogia e considerar o código RENAVAM como o número de identidade do automóvel. É por meio dele, que as autoridades de trânsito conseguem fazer a consulta e descobrir detalhes do automóvel, como ano, cor, número do chassi, modelo e até mesmo débitos pendentes (IPVA, CRV e multas).

O código RENAVAM trata não apenas da estrutura física do carro, mas também é possível saber o histórico do veículo.

Algo que gera muita confusão é entender que o código RENAVAM e o número do chassi são coisas semelhantes. Porém, são códigos totalmente distintos. O chassi pode ser definido como o nome da estrutura do carro, aquilo que da o devido suporte ao motor, carroceria e outras partes. O nome correto do chassi é Identificação do Veículo (NIV).

 

Para o que serve o RENAVAM 

 

O RENAVAM é fundamental para todas as pessoas que pensam em comprar carros seminovos ou até mesmo usados. Pois, é por meio dele, que você consegue fazer a pesquisa dos débitos do veículo.

Conseguir pesquisar a procedência do veículo que você está interessado é extremamente importante para não ter nenhum tipo de problema ou surpresa desagradável depois de fazer a compra.

Aconselhamos a utilizar o código RENAVAM, para consultar todas as informações possíveis do automóvel que você tem vontade de comprar.

Consulte ano de fabricação, cor, número do chassi, sinistros, se existem débitos, qualquer tipo de restrição, se teve furto assim como outros dados tão importantes quanto.

 

Onde encontro o RENAVAM

 

A numeração do código RENAVAM pode ser facilmente encontrada na parte de cima do documento do seu veículo, o Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que precisar estar o mais atualizado possível e sempre estar disponível, pois caso seja parado pela polícia e não tenha o Certificado de Licenciamento do Veículo, o automóvel pode ser apreendido.

 

Consultar o RENAVAM

 

Consultar o RENAVAM é muito fácil, com essa consulta é possível identificar informações pessoais do proprietário do veículo, tais como endereço, CPF e outras.

Entenda como consultar:

  • Peça à concessionária, empresa ou proprietário o número do RENAVAM, da placa do automóvel e o CPF do proprietário do carro que você está interessado. São esses dados os mais importantes, para que você consiga ter acesso a informações importantes sobre o veículo. Caso o responsável pela venda ofereça algum tipo de resistência na hora de passar essas informações, fique atento
  • Quando conseguir todos esses dados, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran. Nessa página serão solicitados os dados citados acima. Também é possível consultar essas informações ao acessar o site do DETRAN do estado em que o carro foi registrado.
  • Nesses sites, tem uma seção específica para consultas de débitos em que apenas o código RENAVAM e placa são necessários.
  • Também é possível consultar informações diretamente em alguma unidade do DETRAN. Para isso, basta ter os mesmos documentos e dados em mãos.

Esperamos que tenha entendido, sobre o RENAVAM, sua importância e como consultar, afinal ele não deixa de ser um “extrato completo” do veículo que você quer comprar.